Um designer gráfico é, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho. Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar informação. O design gráfico utiliza de habilidades de desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação.
O Design Gráfico é um processo técnico e criativo para comunicar idéias, mensagens e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, é hoje a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social, o Design Gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O trabalho dos Designer Gráfico está inserido no cotidiano da sociedade através de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, posters, folhetos, catálogos, folders, outdoors, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios e tudo o mais que possa comunicar.
Hoje em dia se usa softwares avançados de edição profissional para esta tarefa, entre eles: Photoshop, Illustrator, Indesign, Flash, QuarkXpress, Corel Draw, 3D Studio Max, Adobe Premiere, só para citar alguns. Sendo que é possível trabalhar com Imagens Bitmaps, Vetores, Tipografia, Vídeos, Animação em 2D ou 3D e muitos outros.
A grosso modo, pode-se dizer que um Designer Gráfico resolve problemas de comunicação, por meio de arte, desenho e criação.
O que faz um Design Gráfico?
O Design Gráfico é um arte, só que a ferramenta de um Designer Gráfico é seu computador e programas de edição. Mas nem todo mundo é artista!
Basta você saber um pouco de photoshop para ser um Designer Gráfico? Claro que não, se fosse assim com um pincel na mão e tinta, qualquer um poderia pintar um quadro igual a da Mona Lisa de Leonardo D’Vince.
O Designer Gráfico estuda e conhece questões relacionadas ao que será comunicado ou desenhado; como cores, tipografia, produção gráfica, meios de comunicação, marketing, ergonomia, o suporte, e tudo o que for preciso para o que estiver desenvolvendo.
O Designer deve estudar cada caso, analisar e vivenciar a situação do cliente, ponderar todas as variáveis, a fim de encontrar a melhor solução, de forma organizada e harmônica, estética, viável e que traga resultados.
Por: Renato Aguiar - Designer Gráfico, Web Designer, Ilustrador e Artista Plastico.rgarte
Um comentário:
Muito bom post, já tava na hora de alguém tomar iniciativa e mostrar o real valor de um Designer Gráfico.
Vlw galera...
Postar um comentário